Os Benefícios do Reconhecimento Facial no Registro de Ponto dos Funcionários

A adoção do reconhecimento facial no registro de ponto dos funcionários representa um avanço significativo em relação aos métodos tradicionais de controle de presença. Esta tecnologia oferece vantagens que podem aprimorar a gestão de tempo e presença nas empresas. Abaixo, destacamos os principais benefícios dessa abordagem:

Precisão Inigualável

O reconhecimento facial garante uma precisão excepcional no registro de ponto. Ao contrário dos métodos atuais, o reconhecimento facial captura de forma confiável a identidade de cada funcionário no momento do registro, com eficácia acima de 97%. 

Maior Eficiência

Com a tecnologia de reconhecimento facial, o processo de registro de ponto é  rápido e eficiente. Os funcionários simplesmente olham para a câmera e, em uma fração de segundo, o registro é capturado. Isso economiza tempo para ambos os funcionários e a equipe de recursos humanos, eliminando as filas nos momentos de pico.

Redução de Custos

 A substituição de sistemas de registro de ponto obsoletos por reconhecimento facial pode resultar em economias substanciais a longo prazo. Todo o registro continua informatizado, mas não há custos com cartões, tags e, principalmente, suprimentos e manutenção. Como não há contato físico, não há custos com a quebra do aparelho como há com coletores biométricos. Esqueça também impressora, bobinas e peças frequentemente substituídas. 

Segurança Aprimorada

O reconhecimento facial é altamente seguro, uma vez que se baseia em características únicas do rosto de cada indivíduo. Isso reduz a possibilidade de fraude no registro de ponto, como o registro por colegas, um problema comum em sistemas de ponto baseados em senha ou cartão.

Flexibilidade e Acessibilidade

Os sistemas de reconhecimento facial são altamente flexíveis e podem ser integrados facilmente aos sistemas existentes de gerenciamento de recursos humanos. 

É preciso lembrar da importância de se ter um aparelho dedicado à coleta do ponto. Os smartphones não estão preparados para fazer reconhecimento facial de uma equipe. Eles apenas tiram fotos e reconhecem o dono. Além disso, utilizar o aparelho particular do funcionário acarretará custos para a empresa. 

O reconhecimento facial representa uma abordagem moderna e confiável para a gestão de presença e pode ser uma escolha valiosa para empresas que buscam aprimorar seus processos de registro de ponto e a eficiência de suas operações de RH, além de controle de acesso interno. O EVO facial, por exemplo, foi pensado justamente para atender a crescente demanda por terminais de coleta de ponto por reconhecimento facial.

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